Coordenadora-geral participa de encontro das entidades filiadas à IE no Brasil

A coordenadora-geral da Contee, Madalena Guasco Peixoto, participou nesta quarta-feira (4), em Brasília, juntamente com representantes da CNTE e do Proifes-Federação, da reunião das entidades filiadas à Internacional da Educação para a América Latina (Ieal). Durante o encontro, foram dados encaminhamentos a respeito da participação das três entidades na Conferência Regional da Ieal no Chile (de 4 a 8 de maio) e da Conferência Mundial da IE no Canadá (de 21 a 26 de julho).

Também foram destacadas as ações políticas das entidades, como a ampla participação na mobilização nacional do dia 13 de março contras a perversidade das Medidas Provisórias que retiram direitos dos trabalhadores, sobretudo dos que mais precisam, e em defesa da Petrobras e da reforma política.

As dificuldades das campanhas salariais também foram ressaltadas. Enquanto o Proifes relatou os problemas ocasionados pelos cortes no orçamento da União, a CNTE abordou os movimentos grevistas na rede pública em todo o país, com destaque para o Paraná. Por sua vez, a coordenadora-geral da Contee apresentou os entraves enfrentados nas negociações com os empresários do setor privado de ensino e deu ênfase à campanha “Professor é professor. Diferentes, mas iguais”, lançada nesta semana pela Confederação em defesa da equiparação salarial para todos os docentes da educação básica. Madalena ainda informou que a Contee está fazendo um estudo aprofundado sobre os técnicos administrativos e a importância da valorização desses trabalhadores, o qual deverá ser apresentado em outubro.

Segundo a diretora, no encontro desta quarta também ficou acertado que, nos dias 21 a 24 de setembro, Contee, CNTE e Proifes promoverão, em conjunto com a IE, um seminário internacional para a discutir a privatização da educação em todo o mundo, com a participação de intelectuais e pesquisadores do tema, tanto brasileiros quanto estrangeiros.

Fonte: Contee

Assess. de Imprensa e Comunic. do Sinpro Goiás