Contee engrossa manifestação contra golpe e a favor da democracia

AlgS9IjWtZlIZtkwHqmzU8mp7ogvEHgwBi3Alqivcll-

A diretoria da Contee e membros do conselho fiscal, reunidos em São Paulo na tarde desta sexta-feira (4), frente à condução coercitiva do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva pela Polícia Federal, um ataque à democracia brasileira, participaram do ato “Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito”.

AtK0Zqz_QjKJMrLcHXVoA0oTTp2ZrNzl4DAOuCZmotEH

O encontro se deu na quadra do Sindicato dos Bancários, na capital paulista, e reuniu milhares de pessoas, dezenas de movimentos sociais e entidades de classe, e foi apontado por Lula como espécie de redenção em um dia, como citou o ex-presidente, de desrespeito a um legado. Atos simultâneos ocorreram em mais de 1.300 municípios em todos os estados brasileiros.

AmIbJUI7GlTur761kA6YBwtGtgvk2WdXA-cIY2-xUOPm

Após o depoimento dado à Polícia Federal, que durou mais de três horas, no Aeroporto de Congonhas, o ex-presidente Lula falou para parlamentares, dirigentes e militantes políticos que compareceram à sede do diretório nacional do Partido dos Trabalhadores. “Não era necessário esse show!”. Mas “eles acenderam em mim a chama de que a luta continua. Eu não lutei tanto contra o regime militar para deixar um regime ditatorial de uma imprensa midiática acabar com a democracia nesse país”, afirmou Lula.

Au9SvissN7O073yJMbNOrXiMAMdmvxX4Z7EjZDVFZ2V1

A coordenadora da Contee, Madalena Guasco, criticou o aparato midiático que se tomou o fato, com o único objetivo de interferir diretamente nos rumos políticos do país. “É um ataque ao estado democrático de direito. Uma ação que visa ao desgoverno, uma provocação de caráter eminentemente político”, comentou.

AppusVvT6BMzTgvN7fwPOLyv4jy-32THrr_e2fT57Dla

Depois de mencionar o preconceito que sofreu e sofre com ataques vis a ele e à sua família, o ex-presidente disse que foi “eleito em função da consciência política do povo brasileiro”. Lula atacou o “complexo de vira-lata” de parte da elite brasileira, que odeia o país e a classe trabalhadora.

ArkusfAfjY1OdBE84-k1uox2Dn2V51QGBCHhCA3PMELX

Mas, se a ideia era enfraquecer sua liderança, a ação ajudou a reacender o desejo de viajar o país em defesa de um legado. “Um ex-presidente que fez o que fiz por esse país não merecia receber o que recebi hoje. Mas se quiserem me derrotar, vão ter que me enfrentar nas ruas deste país”, alertou Lula.

Contee disponibiliza nota pública para entidades

Por deliberação da Diretoria Plena da Contee a Confederação disponibiliza em alta resolução sua nota aprovada para as entidades filiadas que desejarem fazer a impressão da mesma.

O documento defende a democracia, ataca a tentativa de golpe pelas forças conservadoras e defende o desenvolvimento com valorização do trabalho.

Clique aqui para fazer download

Com informações da CUT e CTB