Conferência Livre abre espaço para deliberação coletiva sobre a educação

Alan

Professor Alan Francisco de Carvalho, na abertura da Conferência Livre

Um público superior a 250 pessoas participou, no auditório Jaime Câmara, na Câmara Municipal de Goiânia, da abertura da Conferência Livre preparatória à Conferência Nacional de Educação 2014. O evento foi realizado, dia 23 de maio, por sugestão do professor Alan Francisco de Carvalho, presidente do Sindicato dos Professores do Estado de Goiás (Sinpro Goiás), pela comissão de Educação da Câmara Municipal de Goiânia, presidida pelo vereador Tayrone Di Martino (PT).

A Conferência reuniu  órgãos públicos, como o Conselho Municipal de Educação – com uma relevante contribuição na organização o evento -, Secretaria Municipal de Educação, além de outros órgãos colegiados e representantes da sociedade civil, incluindo entidades sindicais: Sinpro Goiás e Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintego) e contou com as parcerias do Fórum Municipal de Educação, Fórum Estadual de Educação, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e da Faculdade Araguaia, que cedeu espaço para as reuniões dos grupos de trabalhos temáticos.

Presença do Sinpro Goiás

O Sinpro Goiás, a exemplo do que fez na Conae 2010, mantém o compromisso de marcar presença e de dar a sua contribuição aos debates em todas as etapas da Conae 2014.

Margarida Adeladir
À esquerda: professora Margarida fala
sobre estrutura da Conae 2014
Nas salas, grupos discutem os eixos temáticos.

O objetivo da Conferência Livre, seguindo a orientação nacional para a Conae 2014, foi o de ampliar a participação da sociedade goianiense no processo de preparação da conferência municipal, que se realizará em Goiânia nos dias 11 e 12 junho; bem como da estadual, nos dias 8, 9 e 10 de agosto;  e  da nacional, entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014. Conforme destacou o professor Elcivan França, ao fazer a crítica das políticas educacionais, no município, a conferência, como espaço de deliberação e participação coletiva, é também uma oportunidade que a sociedade civil tem de influenciar, imediatamente, nos rumos da educação, em Goiânia..

O tema geral da Conferência Livre, o mesmo tratado em todas as etapas da Conae 2014, foi “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração” O assunto foi tratado em palestra de abertura pela professora Maria Margarida, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás e integrante do Fórum Estadual de Educação. Em sua intervenção, ela destacou a importância do debate acerca dos sete eixos temáticos da Conae 2014, acentuando particularidades  que implicam a defesa da educação de qualidade para a construção da cidadania e a efetividade da participação dos que forem eleitos como delegados na construção de um sistema nacional de educação.

A segunda parte da Conferência Livre ocorreu, na parte da tarde do mesmo dia, nas dependências da Faculdade Araguaia, na rua 18, no centro de Goiânia, com os participantes distribuídos em sete salas, nomeadas pelos eixos temáticos.

Discussões por eixos temáticos
I: O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação.
Coordenação: Professor Elcivan Gonçalves França.
II: Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos. Coordenação: Professora Iêda Leal (Presidente do Sintego).
III: Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente. Coordenação: Professor Flávio Leandro de Souza
IV: Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem. Coordenação: Professor Joel Ribeiro Zaratim
V: Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social. Coordenação: Professor Marco Aurélio Alves Vicente
VI: Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho. Coordenação: Professora Alba Valéria Lemes Lauria e professora Adeladir Abadia da Silva (vice-presidente do Sinpro Goiás)
VII: Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos. Coordenação: Professor Joaquim Pedro de Morais.

Participações

A conferência livre, na sua abertura, no Auditório Jaime Câmara, contou com a participação do vereador Tayrone Di Martino, presidente desse órgão da casa legislativa; professores Elcivan França, presidente do Conselho Municipal de Educação; Marcos Pedro, representando a Secretária Municipal de Educação, professora Neyde Aparecida; Arnaldo Cardoso Freire, diretor da Faculdade Araguaia; Maria Eusébia, presidente da CUT em Goiás; Iêda Leal, presidente do Sintego, e Alan Francisco de Carvalho, presidente do Sinpro Goiás.

O Sinpro Goiás se fez presente, ainda, por sua vice-presidente, professora Adeladir Abadia da Silva, conselheira do Conselho Municipal de Educação, integrando a coordenação dos trabalhos. Comparecera, também, o professor Geraldo Profirio Pessoa, presidente da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Brasil Central (FitraeBC) e José Geraldo de Santana, ex-presidente do Conselho Estadual de Educação.

Tire suas dúvidas

1. IRAM RSILVA

Boa tarde, gostaria de saber se existe a possibilidade de vocês me enviarem as fotos os delegados da conferencia intermunicipal de Goianésia? Sou delegado e queria ver como ficaram as fotos.

Deixe aqui sua pergunta