Censo da Educação Superior será realizado em fevereiro e março

Instituições federais de educação superior de todo o país terão de 3 a 18 de fevereiro de 2014 para preencher os dados do Censo da Educação Superior de 2013. O cronograma foi definido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), em portaria publicada na última segunda-feira, 9.

As instituições federais responderão ao Censo através de questionários on-line ou mesmo, por importação de dados pela internet, sendo estes, preenchidos pelo representante legal ou pesquisador institucional. As demais seguirão o mesmo procedimento, porém, terão o prazo maior, até 22 de março de 2014.

O Censo da Educação Superior tem por objetivo, oferecer à comunidade acadêmica e a sociedade, informações detalhadas sobre a situação geral do ensino superior. Para isso, o questionário reúne informações sobre os cursos de graduação presencial, a distância e sequenciais, tais como vagas ofertadas, matrículas, ingressantes e concluintes. Também são incluídos os dados do corpo docente e organização acadêmica.

O Inep examina a consistência dos dados coletados, então, é reaberto o sistema do Censo, para conferência e validação dos dados pelas instituições. As instituições federais procederão à conferência e à validação dos dados de 31 de março e 30 de abril de 2014. As demais instituições, entre 12 de maio e 20 de junho.Segundo o Censo de 2012, o Brasil tem mais de 7 milhões de matrículas na graduação, em mais de 2,4 mil instituições.

O modelo do Censo da Educação Superior é definido pelo Decreto nº 6.425, de 4 de abril de 2008, no intuito de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade, informações planejadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.

A Portaria do Inep nº 699, de 6 de dezembro de 2013, que estabelece as etapas e atividades do Censo da Educação Superior 2013, foi publicada no Diário Oficial da União, na segunda-feira, 9.

Fernanda Machado

Assess. de Imprensa – Sinpro Goiás