Seja um(a) filiado(a) do Sinpro Goiás! Juntos podemos mais!

Brasil terá de incluir 1 milhão de crianças na Pré-escola até 2016

A maior parte das crianças brasileiras de 4 e 5 anos está matriculada na Pré-escola. A taxa é alta: o atendimento chega a 82,2%.

Apesar de o número ser animador, o déficit de quase 18% representa cerca de 1 milhão de crianças nessa faixa etária que ainda estão fora da escola e que devem ser matriculadas até 2016.

O desafio de matricular 1 milhão de crianças é muito maior do que parece, porque as dificuldades variam de acordo com as regiões brasileiras.

 (http://www.educacionista.org.br/jornal/index.php?option=com_content&task=view&id=20788&Itemid=49 )

Enquanto a região Norte tem uma cobertura de apenas 70%, as regiões Sudeste e Nordeste superam a média nacional, com 85,6% e 87,5% respectivamente.

A meta do Plano Nacional de Educação (PNE), ainda em tramitação no Congresso Nacional, é ter 50% das crianças entre 0 e 3 anos matriculadas em creches até 2023 (caso o plano seja aprovado ainda neste ano).

Porém, a demanda efetiva para vagas em Creche está explodindo no país, principalmente nos grandes centros urbanos. “Talvez sejam necessários mais estudos que levassem em conta a economia, a oferta de empregos para mulheres-mães, o formato das famílias, a atração crescente pelo consumo, a pressão das dificuldades de transporte, a sobrevivência nos grandes centros, a questão da segurança e fatores semelhantes”, explica Maria Malta Campos, uma das principais pesquisadoras do Brasil em Educação Infantil, professora da PUC-SP e presidente da ONG Ação Educativa.

 

 

Fonte: FitraeBC

 

 

 

 

Fernanda Machado

Assessoria de Imprensa do Sinpro Goiás